Visão geral da economia
O momento em que a Alemanha, a maior exportadora do mundo, sofreu um duro golpe com o colapso do comércio global coincidiu com a crise econômica de 2008-2009. O país sofreu uma recessão particularmente profunda, seguida de uma recuperação lenta. A máquina da exportação voltou-se à demanda doméstica, principalmente ao consumo das famílias, para estimular o crescimento.
À medida que sobem os preços para o consumidor, os salários também tendem a aumentar, um reflexo do acirrado mercado de trabalho alemão. Como resultado, a inflação pode chegar a 2% e manter-se nesse patamar até 2019. Ao mesmo tempo, a perspectiva das exportações está melhorando graças ao enfraquecimento do euro e ao aumento da atividade econômica global. O crescimento da Alemanha foi de 1,8% em 2016, e as estimativas são de 1,5% para 2017, segundo a Oxford Economics.
Percepção do setor de viagens corporativas
As viagens de alemães ao exterior dominam o mercado de viagens internacionais do país, sendo responsável por três quartos de todos os deslocamentos de entrada e saída da Alemanha. Os alemães viajam com maior frequência para países próximos, sendo Áustria, França, Espanha e Itália destinos bastante requisitados.
Os gastos com viagens corporativas na Alemanha totalizaram US$ 96 bilhões em 2016. Quase dois terços desse valor equivalem a viagens domésticas. As demais despesas com viagens internacionais se dividem igualmente entre viajantes alemães que se destinaram a outros países e viajantes estrangeiros que desembarcaram na Alemanha. Depois de um 2015 bastante forte, com alta de 8% nos gastos com viagens corporativas de um ano para o outro, o crescimento desacelerou para meros 2,5% em 2016. A causa foi a grande redução de gastos com viagens para o exterior. O desembarque de estrangeiros no país continua estimulando os gastos com viagens corporativas, segmento em que se prevê crescimento em 2017 e 2018.
O segmento de companhias aéreas está em transição na Alemanha. A Air Berlin está sofrendo uma grande redução de quadro. A Lufthansa, a maior companhia aérea do país, continua desenvolvendo sua divisão de baixo custo, a Eurowings. A Lufthansa prevê uma competição mais acirrada nas rotas de curta distância, visto que outras linhas aéreas de baixo custo como a Ryanair estão se expandindo para aproveitar a redução da Air Berlin.
As redes de hotéis têm uma presença relativamente pequena no mercado alemão, mas reconhecem o potencial, particularmente das acomodações para viajantes de negócios e participantes de feiras comerciais e conferências. As cidades primárias e secundárias estão atraindo a atenção. A IHG está expandindo o Holiday Inn Express para Frankfurt, Hannover, Ratisbona e Wuppertal. A rede local NOVUM Group opera em cidades importantes como Berlim e Hamburgo. A Motel One, que está entre as redes com maior orçamento da Alemanha, tem hotéis em 17 cidades.
Oportunidades
- As exportações da Alemanha estão bem posicionadas para o impulso da recuperação das atividades globais.
- O recuo da Air Berlin em alguns mercados aumentou a concorrência nas rotas de curta distância.
- As redes hoteleiras estão se expandindo no país, o que oferece aos viajantes de negócios mais acesso a fornecedores preferenciais de hospedagem.
Desafios
- À medida que a Air Berlin reduz seu quadro e a Eurowings se expande, o Grupo Lufthansa ganha uma força que pode reduzir a posição de negociação dos compradores de viagens.
- Uma década de demanda crescente fez com que as hoteleiras alemãs se acostumassem com as tarifas crescentes de suas acomodações. Trata-se de uma mentalidade que os compradores podem ter dificuldade de superar nas negociações.
- A inflação está subindo, o que poderia aumentar os custos dos negócios e inibir os gastos dos consumidores.
Os especialistas em pesquisa e informações da BCD Travel interpretam as tendências que impulsionam o crescimento dos negócios internacionais em novos mercados. Fale com seu gestor de contas sobre como a BCD Travel pode apoiar o crescimento da sua empresa e levar seus viajantes aonde eles precisam estar em qualquer lugar do planeta.