Como a pandemia afetou as iniciativas de NDC em todo o setor?
Vimos a atividade diminuir em algumas companhias aéreas, pois seus recursos foram suspensos. Em outros casos, as companhias aéreas tentaram reorientar seus esforços em seu principal canal GDS durante a pandemia, pois reconheceram a necessidade crescente de remarcação, cancelamentos e o tipo de recursos de serviço completo que os GDSs fornecem. Finalmente, com o declínio do volume de viagens, alguns sentiram que era o momento certo para experimentar novas abordagens de distribuição, como preços dinâmicos.
Como a pandemia influenciou a abordagem da BCD a NDC?
Investir em NDC continua sendo uma prioridade fundamental para a BCD desde que lançamos nossas primeiras soluções em 2019. Continuamos a desenvolver e fornecer tecnologias, ferramentas e serviços proprietários da BCD, que podem originar conteúdo de várias maneiras e apoiar futuras iniciativas de NDC.
Também reconhecemos desde o início a real importância, para os programas de viagens, de garantir que os viajantes recebam o mesmo serviço abrangente para transações NDC que recebem para transações “tradicionais”. Portanto, melhoramos nossas plataformas para ajudar a alcançar isso. O investimento nessa área continua sendo uma prioridade fundamental, já que as soluções de terceiros hoje carecem da robustez necessária para garantir a entrega contínua desses elementos-chave. Dito isso, acreditamos firmemente que as grandes empresas de tecnologia de distribuição têm a chave para resolver esse dilema na escala que o setor realmente exige.
Também enfatizamos novamente para IATA, as companhias aéreas e todas as partes interessadas em tecnologia, que precisamos de modelos de serviço fortes, apoiados por todo o setor, para tornar o NDC viável para programas de viagens.
Vemos muita mídia falando sobre o NDC estar pronto para o mercado e disponível. Não é essa a imagem completa?
É apenas parte da imagem. Temos que avaliar as soluções NDC com base em três critérios principais:
- A capacidade de comparar com todas as companhias aéreas alternativas relevantes
- Alinhamento de serviços completos e processos de reserva em todos os canais e ferramentas de reserva
- A capacidade de oferecer as soluções de serviço e relatórios que nossos clientes precisam para essas reservas.
Se todos esses critérios não forem atendidos, o NDC apenas adiciona complexidade e custo. As principais lacunas de dados existem no ambiente NDC hoje e continuarão a ser um desafio até que esse ambiente atinja a maturidade que nossos clientes realmente precisam.
Muitas das notícias do NDC que chegam às manchetes concentram-se exclusivamente nas capacidades de compra e reserva das companhias aéreas. Certamente alguns deles estão disponíveis. E entendemos que, para as companhias aéreas, oferecer todo o seu conteúdo de forma atrativa é fundamental para diferenciar seus produtos e serviços no mercado.
Mas nós (e nossos clientes) precisamos que o setor continue a se concentrar em trazer o conteúdo NDC e os novos serviços que ele promete para um ambiente que permita comprar e reservar serviços eficientes e econômicos, em todos os provedores de conteúdo, canais de reserva e ferramentas. É aí que ainda há muito trabalho a ser feito. Muitos dos anúncios de hoje oferecem soluções em ambientes autônomos, como portais de companhias aéreas, mas não estão integrados ao ecossistema geral de que todas as TMCs e seus clientes corporativos realmente precisam.
Que valor agregado a NDC oferece às companhias aéreas hoje?
Até agora, tem sido relativamente limitado e focado em preços. Em muitos casos, as companhias aéreas simplesmente oferecem a mesma tarifa em um canal NDC, mas sem as sobretaxas que elas mesmas impuseram ao GDS. Algumas companhias aéreas estão experimentando tarifas combinadas e serviços auxiliares, outras com novos preços de corretagem para ajudar a aumentar seu desempenho. E muitos estão olhando para tarifas focadas em viagens de lazer e algumas vantagens para passageiros frequentes.
Na realidade, grande parte da atividade até agora tem se concentrado em estabelecer a conectividade técnica necessária, por exemplo, abrir um canal de reserva usando uma tecnologia habilitada para NDC.
Ainda temos que ver muito da personalização para o cliente corporativo e seus viajantes, citada pelas companhias aéreas como um dos principais impulsionadores e benefícios do NDC. Para muitos dos viajantes corporativos de hoje, esses benefícios já estão disponíveis com as tarifas que compram e com o status de passageiro frequente que já possuem.
O que os clientes devem fazer para se preparar para o NDC?
Acima de tudo, informarem-se. Primeiro, devem compreender os custos e benefícios reais da implementação de novos recursos com base no NDC. Entender o que está realmente disponível hoje, porque o suporte NDC completo requer novas ferramentas e processos, e isso tem um custo. Nunca é “plug-and-play”. As alterações precisam ser gerenciadas com cuidado ao apresentar o conteúdo do NDC aos viajantes e organizadores de viagens para garantir que os custos totais sejam compreendidos quando um viajante compra uma passagem.
Em segundo lugar, estar ciente de que provavelmente haverá alterações nos fluxos de trabalho de compra e reserva na ferramenta de reserva online.
Em terceiro lugar, os aspectos relacionados a relatórios e serviços devem ser levados em consideração. Continuamos a ver casos de uso, principalmente em relação a serviços (mudanças, trocas, reservas em várias companhias aéreas, etc.) que não podem ser tratados pelas soluções NDC existentes. Nós mesmos abordamos alguns deles, mas o investimento contínuo necessário para abordá-los em todas as companhias aéreas exigirá uma mudança significativa na mentalidade e na colaboração das companhias aéreas.
E, por último, pensar no alinhamento dentro do programa geral. Mesmo para uma única companhia aérea, algumas transações fluirão por meio de uma conexão habilitada para NDC e outros conteúdos continuarão a fluir no canal existente. Então, como as reservas NDC, incluindo todos os elementos de um itinerário tradicional (como hotel e carro), se alinharão à sua programação e às reservas existentes?
Quais são os próximos passos da BCD em relação ao NDC?
Durante o terceiro e quarto trimestres de 2022, lançamos soluções para diversas companhias aéreas, incluindo a primeira a distribuir conteúdo por meio das plataformas GDS NDC. A lista completa inclui British Airways, Iberia, Singapore Airlines, Qantas, Air France-KLM, American Airlines e United Airlines.