A incerteza reina enquanto o Reino Unido marcha em direção a sua saída da União Europeia, dia 31 de outubro. Confira o que você precisa saber sobre como o Brexit pode afetar as viagens de negócios.
Status atual
Este é o status do Brexit em 25 de outubro, como descrito em um site de rastreamento gerenciado pelo governo do Reino Unido: Foi acordado, em princípio, um acordo sobre o Brexit com a UE. Tanto o Reino Unido como a UE têm que aprovar e assinar o acordo de saída. Se o acordo de saída não for assinado por ambos, o Reino Unido ainda assim poderá sair, sem acordo, no dia 31 de outubro.
Controle de fronteiras
Serviços aéreos entre o Reino Unido e a UE continuarão e não serão afetados até o dia 24 de outubro de 2020. Mas há uma boa chance de haver atrasos e interrupções na fronteira Reino Unido- UE.
O Brexit aumentará os custos de viagens às empresas?
Baixe a Previsão da Indústria de 2020 para descobrir porquê compradores de viagens poderão pagar mais por hotéis e reuniões depois do Brexit.
No caso de um “Brexit rígido” (o Reino Unido sai tanto do mercado único como da união aduaneira da EU, sem acordo), o controle de fronteiras nos aeroportos e estações de trem da Eurostar provavelmente seriam afetados imediatamente.
Conselho para gestores de viagem: Encoraje viajantes de todos os países a terem tempo suficiente para passar por processos regulatórios. Use a plataforma de mensagens do TripSource ® da BCD Travel para manter os viajantes informados.
Documentos de viagem
Depois do Brexit, os cidadãos do Reino Unido deverão renovar o passaporte antes de viajar, caso o documento não seja válido por, pelo menos, mais de seis meses (cheque o status de seu passaporte).
Moradores do Reino Unido podem precisar de uma carteira de motorista internacional (IDP) para dirigir dentro da UE. Um viajante do Reino Unido que dirigir um veículo, pessoal ou empresarial, pela fronteira da UE precisará de um “green card”, de uma seguradora e de um adesivo da GB na parte traseira do veículo.
Conselho para gestores de viagem: Eduque os viajantes do Reino Unido sobre as mudanças, e os encoraje a ter tempo o suficiente para renovar e obter os documentos necessários. Traveler Engagement direcionado ao viajante podem ajudar nas comunicações.
Seguro Viagem
Os custos de seguro de viagem podem aumentar se o Cartão de Seguro de Saúde Europeu (EHIC) for descontinuado.
Conselho para gestores de viagem: Trabalhe com colegas de Recursos Humanos para avaliar o impacto nas apólices de seguro, incluindo seguro de viagem. Incentive os viajantes que têm seguros de saúde pessoal a checar como sua cobertura pode mudar se o EHIC descontinuar.
Aparelhos móveis
A garantia atual de roaming gratuito de celulares em toda a UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega terminará formalmente após o Brexit. Companhias de telecomunicações decidirão, individualmente, como lidar com as cobranças de dados.
Conselho para os gestores de viagem: Verifique seus contratos de telecomunicações para obter as políticas de uso e peça aos viajantes para verificarem seus próprios contratos para evitar taxas inesperadas durante viagens de negócios.
Acompanhe as regras e regulações mais recentes relacionadas ao Brexit no website do governo do Reino Unido.